Azibo

O lugar perfeito para estar em sintonia com a natureza

Mar Cáspio: um lago com água salgada e características muito peculiares

Embora com o nome que pode confundir mais de um, o Mar Cáspio é realmente o maior lago do mundo. Localizada a leste das montanhas do Cáucaso entre a Europa e a Ásia é completamente cercada por terra, o que a impede de ter acesso direto ao mar. Apesar disso, é composto de água com um certo nível de salinidade, algo que confunde muitas pessoas quanto a se deve ser considerado um mar ou um lago.

O Mar Cáspio é cercado por 5 países, entre os quais o Irã, o Azerbaijão, o Turcomenistão, a Rússia e o Cazaquistão, sendo uma das cidades mais importantes ao longo de sua costa, a moderna Baku. A disputa desses países sobre seu status legal representa um conflito de interesses para todas essas nações, devido à riqueza que representa e à maneira como esses recursos podem ser distribuídos.

mar caspio 1

Características do Mar Cáspio

O Mar Cáspio tem uma forma alongada e tem uma largura média de cerca de 230 quilômetros e um comprimento de 1.030 quilômetros, representando uma área aproximada de cerca de 371.000 quilômetros quadrados um pouco mais do que a superfície da Alemanha. É raso na maior parte e representa mais de 40% das águas continentais do mundo.

O lago alimenta-se dos rios Volga, Ural, Emba e Kura. Conta com uma costa irregular e vários grandes golfos, ademais está rodeada de altas cadeias montanhosas por sua costa sul e sudoeste. Sua única perda de água é graças à evaporação, que a torna rica em sais.

O maior lago ou o menor mar do mundo?

Esta é uma questão que os cinco países com margens banhadas por este lago têm feito, ou seja, para regular as reservas de recursos naturais do Mar Cáspio, é necessário considerar o que ditam as leis e tratados internacionais sobre o assunto. Se uma massa de água é considerada um mar, essas leis obrigariam os países a garantir o acesso a navios estrangeiros e distribuir os recursos de acordo com o tamanho de suas costas, mas como é um lago, deve ser divididos igualmente entre os cinco países.

Para permanecer com um status de lago, os países acima mencionados são capazes de manter esses recursos para si próprios e impedir que outros poderes estabeleçam uma presença militar lá.

mar-caspio

Riqueza em petróleo e gás

Um dos grandes recursos do Mar Cáspio são de petróleo e gás natural, tanto que se estima ter cerca de 50.000 milhões de barris de petróleo e mais de 8 trilhões de metros cúbicos de gás natural sob o fundo do mar. Sem dúvida, toda esta riqueza tem gerado controvérsia ao longo dos anos, com divergências sobre como dividir a construção recursos minerais e gasoduto evasão ou operação de gás ou petróleo.

Esturjões: um recurso de pesca de grande importância

O esturjão, aquele peixe que produz a iguaria altamente valorizada, como o caviar, está presente no mar Cáspio. Este lago representa entre 80 e 90% do caviar do mundo, mas sim, isso vem mudando ao longo do tempo e um relatório em 2012 concluiu que este peixe está desaparecendo rapidamente e está em perigo de extinção.

É por isso que por causa disto certas proibições foram estabelecidas em ambos esturjão pesca e comércio caviar na região.

Poluição do lago, um problema sério?

Devido à exploração de seus recursos, além da construção de ilhas artificiais e despejo de substâncias tóxicas na agricultura e na indústria, pode-se dizer que este espaço tão diverso está sob constante ameaça de poluição, sendo maior vulnerabilidade a estar plenamente fechado.

A contaminação bacteriana é uma questão muito sensível.  As águas residuais do Irã representam riscos para os esturjões e para o ecossistema do maior lago do mundo.

Você pode gostar também