Azibo

O lugar perfeito para estar em sintonia com a natureza

Cicloturismo uma nova maneira de conhecer o mundo

Já faz bastante tempo desde a invenção da bicicleta que ela vem ganhando o pódio de melhor sistema de transporte. Porém, além de ser uma excelente atividade física andar de bicicleta também pode ser uma maneira de conhecer novos lugares. Dessa forma surge o cicloturismo, uma tendência mundial de percorrer longas distâncias com objetivo definido ou não.

Cicloturismo segundo o dicionário significa literalmente turismo que se pratica em bicicleta. Por isso não existe muito normas ou exatamente uma maneira de fazê-lo, apesar de existir uma série de conselhos para aquele ou aquela que queira se aventurar por aí. Uma das regras fundamentais do cicloturismo é que apesar de ser um esporte de resistência física, não existe competição. Ou seja, o objetivo principal dessa atividade é se divertir a aproveitar o tempo e a vida.

Quanto tempo dura uma rota?

Ao mesmo tempo que o cicloturismo não possui nenhuma regra para seguir é importante estar bastante organizado para poder fazer viagens mais largas. Uma simples ruta para poder ir se preparando para viagens mais largas seria uma saída em um final de semana. Dessa forma você poderá aproveitar para provar o seu material, a sua resistência física e quantos quilômetros você pode executar por dia.

Assim também, depois de ter praticado e experimentado em rutas mais cortas, talvez de um final de semana dormindo uma noite. Você poderá começar a expandir os seus horizontes optando por rutas maiores e por tempos mais largos. Com o tempo você começará a se familiarizar com o seu material e dessa forma poderá aproveitar ainda mais dessa experiência de conhecer novos lugares montado em uma bicicleta.

cicloturismo

Com quem praticar o cicloturismo?

Uma das grandes perguntas que poderiam surgir depois de se decidir em começar a praticar o cicloturismo, seria: sair acompanhado ou sozinho? Pois é, desfrutar de novos paisagens, novas culturas e enfrentar desafios poder ser uma excelente atividade para praticar sozinho. Mas se você é daquele tipo de pessoa que acredita que felicidade não pode ser completa se não for compartilhada também existe a opção de convidar aquele seu amigo que adora uma aventura.

Outra excelente opção para poder conhecer ainda mais o seu companheiro ou companheira é sair para poder fazer uma aventura desse porte. Praticar cicloturismo pode ser realmente uma grande aventura porque nunca se poderá prever totalmente o que poderia acontecer na próxima esquina. Dessa forma praticar o cicloturismo com o seu ou a sua namorada pode ser o motivo perfeito para conhecer ele ou ela melhor.

Tipos de alojamento

Depois de ter comprovado todos os equipamentos que você necessitará para poder praticar o cicloturismo, chegou a hora de decidir: onde dormir? Essa é uma das partes fundamentais na hora de sair por aí na sua bicicleta. Em primeiro lugar você poderá por dormir em um alojamento, albergue, hotel ou até mesmo na casa de amigos e familiares. Essa seria uma das opções mais caras e no meu ponto de vista poderia extinguir um pouco a ilusão de ter que afrontar as adversidades de acampar, por exemplo.

Do mesmo modo, outra opção poderia ser a de revesar entre dormir em lugares que você precise pagar ou que tenha mais conforto. Depois de alguns dias acampando até as coisas mais básicas podem começar a ter uma conotação da situação confortável que vivemos. Em contrapartida se você quiser uma aventura autentica praticando o cicloturismo seria dormindo todos os dias de forma autossuficiente. Dessa maneira você gastará muito menos além de ter uma memória viva de experiências formidáveis.

Tipos de terreno e organização

Uma vez que já tenha as coisas básicas organizadas chegou a hora de decidir qual será o caminho que você decidirá percorrer. Depois quantas noites você gostaria de dormir acampando ou em hotel. Logo por último além do material que você necessitará levar de acordo com o seu plano, a comida e a água.

Por essa razão é realmente interessante ter a sua viagem minimamente organizada para evitar futuros contratempos que possam colocar todo o plano a perder. Já pensou ter que voltar para casa antes do tempo previsto por causa de um detalhe mas que pode fazer toda a diferença. Por isso, tenha o seu plano bem organizado e aproveite para conhecer um dos países mais extensos e recomendados para praticar o cicloturismo.

cicloturismo ruta

Você pode gostar também